Este projeto, UTOPIAN NEWS FROM NOWHERE (notícias utópicas de lugar nenhum), projeto contemplado no Festival Cultura Inglesa 2015, parte do livro de mesmo nome de William Morris, artista, industrial, escritor, ativista político e designer de tecidos do início do século XIX, que vem sido referência direta de minha pesquisa artística (em particular têxtil e padronagens) dos últimos anos. A ideia é percorrer a cidade em um clycle trailer – casa, repleto de objetos lúdicos, sucatas, plástico, uma mistura de carroça – loucura – sonho.
E nesse espaço de ilusão crio uma interlocução e interação entre a cidade, as pessoas e o cotidiano.
A arte, nesse caso, atua como elemento de aproximação entre indivíduos, sejam artistas, moradores de rua, carroceiros, ciclistas, carro, pessoas diversas no seus afazeres do dia-a-dia. E em UTOPIA, por assim dizer, tentando criar espaços mais horizontais, espaços neutros de uma sociedade sem classes.
William Morris foi designer têxtil, poeta, romancista, tradutor e militante socialista da Inglaterra no inicio da industrialização. Suas contribuições literárias ajudaram a estabelecer o gênero da fantasia moderna e seus projetos tendiam a assegurar beleza e bem estar para todos. Morris foi toda a vida um perseguidor de sonhos. Priorizou, através de sua arte, o trabalho manual pois acreditava em um contato mais humanizado, utilizava temas florais e tintas naturais afim de estabelecer maior proximidade com a natureza e animais, melhorou as condições de trabalho de seus funcionários e deu participação nos lucros para alguns e levou para fora dos palácios seu estilo em papeis de parede, mobiliário e livros.
Utopian News from Nowhere foi publicado pouco antes de sua morte e combina um socialismo utópico e ficção científica. Se passa em uma sociedade que não há propriedade privada e nenhuma autoridade ou sistemas de classes. A sociedade funciona simplesmente porque as pessoas encontram prazer na natureza, é uma viagem através da sociedade e busca pela felicidade.

UTOPIA- UTOPIAN NEWS FRON NOWHERE - PREMIO- XIX FESTIVAL CULTURA INGLESA
PROJETO INSPIRADO EM UM LIVRO DO ARTISTA INGLES WILIAN MORRIS (1834-1896)
INSTALAÇÃO- MÓVEL